Semana Agro destaca as oportunidades de diferentes setores do agronegócio

Os principais segmentos que movimentam a economia do agronegócio na região são destaques na Semana Agro Sicredi, que teve início segunda-feira (12) e segue até esta sexta-feira (16), sempre às 19 horas. O objetivo é contribuir para que os produtores rurais aperfeiçoem conhecimento sobre os potenciais e as oportunidades do setor visando aumentar sua produtividade e garantir mais renda.

Os eventos, apresentados pela gerente de Comunicação e Relacionamento, Luana Schiefelbein Elicker, são transmitidos pelo Youtube e no Facebook da cooperativa e pelas redes sociais dos parceiros. A programação é gratuita e contempla temas como: hortigranjeiros, pecuária de leite e de corte, aves e suínos, grãos, gestão econômica e financeira das propriedades, além dos desafios do agronegócio no Brasil.

Na abertura da Semana Agro, o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul Rovadoscki, reconheceu a importância das entidades parcerias para a concretização da Semana Agro e destacou o quanto fazem a diferença neste setor que move a economia brasileira. Também lembrou a origem da cooperativa que surgiu em 1983 com a união de 23 agricultores que procuravam desenvolver suas pequenas propriedades. “Hoje, como cooperativa de livre admissão, atendemos todos os segmentos da economia, mas continuamos com foco muito forte no agronegócio ampliando, a cada ano, essa parceria com o setor. Temos muito orgulho pelo Sicredi ser a segunda instituição financeira do Brasil que mais libera crédito anual para o agro – uma atividade que faz a diferença na economia brasileira e na nossa região”.

O gerente regional de desenvolvimento Leandro Carlot destacou que a Semana Agro foi pensada a várias mãos para contemplar todos os segmentos e atividades dos produtores rurais da região. Reforçou que a cooperativa atua em todos os setores e que um complementa o outro. “No caso do agronegócio temos, aqui na sede, os colegas que fazem o atendimento especializado visando oferecer agilidade e segurança na agência para os colaboradores. Também temos um time dedicado exclusivamente para esse segmento nas agências. O nosso intuito é ter menos processos e mais interação, fazendo com que, de fato, os nossos colegas possam participar dos projetos do nosso associado para ajudar a agregar renda e contribuir no seu dia a dia”.

CONFIRA COMO FORAM AS PALESTRAS DO PRIMEIRO DIA 

A Semana Agro Sicredi iniciou segunda-feira (12) trazendo conhecimento sobre os potenciais e as oportunidades do universo de hortigranjeiros. A primeira palestra do evento abordou o tema “Hortifruti – produzir alimentos saudáveis com sustentabilidade” com sócio proprietário da Zortea Consultoria Agronômica, Cleber Zortea.  Com vivência no setor pecuário e no vegetal, o palestrante contou que representa a terceira geração de cooperados da Sicredi. Destacou a satisfação em compartilhar conhecimento no evento de uma cooperativa que teve papel fundamental no crescimento de seus negócios.

Em sua explanação Zortea realçou a importância da cooperação para o sucesso da atividade e ressaltou que para produzir alimentos com qualidade é fundamental tomar as decisões certas no momento de investir. Também apresentou o cenário das horticulturas, mostrando que, segundo dados do IBGE (Censo Agropecuário), mais de 336 mil propriedades atuam na área em todo o País. Destas, mais de 280 mil são da agricultura familiar.

Zortea também enfatizou que cada cultivar tem suas características e que o sucesso do cultivo depende de vários fatores como localização, manejo, mão de obra, água, insumos, clima, entre outros. “Quando falamos em hortaliças precisamos pensar que é preciso ser sustentável, ter rendimento e, com um bom planejamento tudo é possível”, observou o palestrante que também abordou a importância do empreendedorismo saudável, apontando a horta viva como uma sugestão de futuro.

Em seguida, o engenheiro agrônomo, analista de extensão rural da Epagri e coordenador estadual de olericultura no Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira de Santa Catarina, Paulo Francisco Silva, abordou o “Sistema de plantio direto de hortaliças/SPDH”.

Em sua explanação, Silva apresentou uma proposta que visa proporcionar um sistema de transição de uma agricultura convencional para uma agricultura mais alinhada com os desafios que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. Segundo ele, SPDH é uma metodologia participativa que visa a produção e obtenção de sistemas produtivos mais sustentáveis, preservando a qualidade dos solos e, consequentemente, das hortaliças.

Ao mostrar a imagem de uma propriedade de alto relevo exemplificou como viabilizar a produção de hortaliças naquela condição, utilizando técnicas convencionais de produção. Destacou que os objetivos técnicos do SPDH incluem promover a saúde das plantas, proporcionando uma nutrição equilibrada, observando e interpretando seus sinais, além de proporcionar conforto ambiental. Para finalizar, apresentou os resultados de algumas culturas produzidas em SPDH. O tomate, por exemplo, mantém a produtividade e diminui aspectos como desembolso (50%); uso de máquinas e implementos (70%); combustível (80%); uso de adubos químicos e fungicidas (60%) e uso de herbicidas (100%).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA AGRO SICREDI A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA:

 

TERÇA-FEIRA 13/07 | 19 horas| Pecuária de leite e corte

 

  • “Caminhos para o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite do Brasil”

Airton Spies, ex-secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, doutor em economia dos Recursos Naturais pela Univerity Of Queensland, na Austrália e mestre em Ciências Agrícolas pela Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia.

  • “Mercado de carnes”

Luiz Carlos Travi, presidente do Sindicato Rural de Chapecó.

 

QUARTA-FEIRA 14/07 | 19 horas | Integrados – aves e suínos

 

  • “Integrados como alternativa de diversificação na propriedade rural”

Valdir Sangaletti, assistente técnico regional em sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen/RS.

  • “Desafios e oportunidades para os segmentos de aves e suínos”

Janice Zanella, chefe geral da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia/SC.

QUINTA-FEIRA 15/07 | 19 horas | Grãos

 

  • “Gestão econômico-financeira da propriedade e os mercados de soja e milho”

Antonio da Luz, economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

 

 

SEXTA-FEIRA 16/07 | 19 horas:

  • Os desafios do Agronegócio no Brasil

José Luiz Tejon, referência em Agronegócio, com especializações em Harvard. Comentarista da rádio Eldorado, Estadão Agro on-line, e diversas mídias. Autor e coautor de 35 livros.

 

 

COMO PARTICIPAR:

 

Para participar basta fazer o cadastro na página do evento:  https://www.semanaagrosicredi.com.br/. A transmissão será feita pelo Youtube e facebook da Sicredi Região da Produção.

print