Projeto da vereadora Marcele que inclui a Cultura Tradicionalista nas Escolas Públicas Municipais de Nonoai é aprovado

Os vereadores de Nonoai, aprovaram por unanimidade na ultima Sessão Ordinária realizada na terça-feira 14, o Projeto de lei Nº 14/2021, da vereadora Marcele Casia Cazarotto (PDT). 

Conforme e vereadora, a implantação de conteúdos sobre a cultura tradicionalista nas aulas ministradas na escolas publicas da rede Municipal de ensino no município de Nonoai foi um pedido da população do município.

O presente Projeto de Lei tem por objetivo a inclusão de conteúdo sobre a cultura tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino, trazendo, assim, não só um resgate da nossa história, mas também a valorização e perpetuação da mesma por todas as gerações.

Além de rememorar fatos históricos do Rio Grande do Sul, a integração dos jovens alunos no universo cultural contribuirá no desempenho escolar e na socialização, bem como no resgate cultural, incentivando-os a seguir os passos da cultura gaúcha.

Apesar de o tradicionalismo ser uma manifestação muito presente, principalmente nos CTG’s – Centros de Tradições Gaúchas – esse movimento cultural merece se perpetuar nos demais espaços e instituições de nossa sociedade, pois, embora seja um importante componente cultural, na maioria das escolas do Rio Grande do Sul, o tradicionalismo ainda é lembrado apenas na Semana Farroupilha. Entendo, assim, que esse projeto oportuniza a experimentação da vivência continuada do tradicionalismo dentro do âmbito escolar, bem como, contribui com o fortalecimento da história do Rio Grande do Sul.

Marcele concluí: “é de grande significação a implementação desse conteúdo nas salas de aula da rede municipal de ensino, com o intuito de promover e fomentar nossa tradição”, finaliza.

Confira o Projeto na Integra: 

Nº 14/2021 – Autoria: Verª. Marcele Casia Cazarotto – Inclui conteúdo sobre a cultura tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino do Município de Nonoai – RS. APROVADO POR UNANIMIDADE

print

PARCEIROS