Na manhã de sábado (21), por volta das 07h34, a Polícia Militar respondeu a uma série de ocorrências relacionadas à perturbação do trabalho e sossego alheios, bem como resistência e desobediência em Chapecó, Oeste de Santa Catarina.
As guarnições foram acionadas pelo COPOM para atender a uma ocorrência de perturbação do trabalho ou sossego alheios no Condomínio Residencial Água Santa, onde a solicitante relatou perturbações causadas por diversos veículos estacionados. A perturbação era recorrente e, ao chegar no local, as autoridades notaram que as pessoas envolvidas já haviam sido orientadas anteriormente pelas guarnições em outros pontos da cidade. No entanto, a perturbação continuava, sempre com as mesmas pessoas envolvidas, que desafiavam as orientações da polícia.
A perturbação incluía alvoroço, gritaria, veículos obstruindo as vias, som extremamente alto audível a várias quadras de distância, motocicletas empinando e carros fazendo arrancadas bruscas. Diante do flagrante delito, as guarnições deram voz de abordagem aos envolvidos, o que resultou em uma revolta contra os policiais. Garrafas, copos com bebidas, capacetes e até veículos foram arremessados contra as guarnições, e alguns veículos tentaram atropelar os agentes.
Em resposta ao risco à vida dos policiais, disparos de elastômero foram efetuados para cessar as agressões. Um condutor do veículo VW/GOLF FLASH atropelou um policial militar, mas foi detido e algemado após resistir ativamente contra os policiais. Outro homem, ao tentar fugir, colidiu com sua VW/POLO MF em uma motocicleta e, ao ser orientado a sair do veículo, investiu contra os policiais com a intenção de agredi-los, exigindo um disparo de elastômero para impedir a agressão.
Muitas pessoas correram para uma área de mata e não foram localizadas durante a ocorrência. Um grupo de mais de 30 pessoas foi abordado e identificado, e vários veículos e condutores apresentaram irregularidades administrativas de trânsito, resultando na lavratura de todas as infrações cabíveis e na remoção de diversos veículos para o pátio de apreensões. O som excessivamente alto, audível a grande distância, era proveniente de alguns automóveis estacionados, que também foram apreendidos devido à infração penal.
Aos abordados, foi oferecido um Termo Circunstanciado, que foi aceito e assinado por todos, dando ciência das medidas que seriam adotadas e seus resultados futuros.
Após a aplicação de todas as medidas administrativas cabíveis, todos os envolvidos foram orientados e liberados do atendimento da ocorrência, que foi encerrada com a lavratura de 35 Termos de Compromisso de Comparecimento e a remoção de aproximadamente 18 veículos ao pátio de apreensões, incluindo motocicletas e carros.