Assinado contrato que garante a realização de estudo de demanda da Nova Ferroeste

Foi realizada na noite de quinta-feira 08, no Clube Recreativo Nonoaiense, a assinatura do contrato com com TFP Engenharia. O ato garante a realização do “Estudo de Demanda” que permitirá a inclusão do Rio Grande do Sul no traçado da Nova Ferroeste.

A contratação contempla a elaboração da documentação, bem como todo o trabalho de acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário. Já na próxima semana será celebrado o contrato que torna possível a realização de um segundo documento preparatório, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. A expectativa é que as análises sejam concluídas em até seis meses.

Na ocasião a prefeita de Nonoai, Adriane Perin, destacou a importância estratégia do modal para a região. A oportunidade de uma ferrovia com um traçado ambiental e economicamente viável que conecte o RS ao centro oeste brasileiro, significa ter condições de produzir com ainda mais qualidade e competitividade, todos ganham, disse a Prefeita.

Já o senador Luis Carlos Heinze, que tem capitaneado o projeto há mais de ano celebrou o avanço. “Foi uma verdadeira batalha. Conseguimos reunir um grupo que compreendeu a necessidade de reduzir os custos logísticos do RS. Entrar no projeto de expansão iniciado pelo Governo do Paraná é cortar caminho. De minha parte, segue o compromisso de trabalhar para tirar do papel no menor tempo possível”, ressaltou Heinze.

O Secretário de Articulação Articulação dos Municípios Gaúchos, Salmo Dias de Oliveira representou o Governo Gaúcho e enfatizou o apoio no que for necessário para seguir adiante com o projeto para o crescimento do Norte Gaúcho.

A Presidente da ACISA de Nonoai, Gabriela Mattes Brustolin, em sua fala frisou que ao assumir esse papel, a Acisa demonstra um compromisso sério com o desenvolvimento econômico da região e do estado como um todo. Como Acisa, estamos assumindo o desafio em prol do desenvolvimento regional e do Estado do Rio Grande do Sul. Apostamos nesse projeto liderado pelo setor privado, visto que o Rio Grande do Sul tem demanda na agropecuária e em seus insumos. A Ferrovia desempenhará um papel fundamental, especialmente no escoamento de grãos do estado e da região oeste de Santa Catarina, disse a Presidente.

Já o Coordenador do Movimento Pró-Ferrovia, Leonor Broch disse estar a anos trabalhando o estudo envolvendo toda a grande região, e buscando apoio dos estados, empresas privadas e incentivando o movimento.

Representando o município de Chapecó esteve o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Elon Rebelatto que reforçou o apoio do município através de empresas privadas e também com esforços e diálogo com o Poder Público.

Já a FIERGS está envolvida no Projeto, sendo uma das entidades Civis protagonista neste projeto do Movimento Pró Ferrovia, é a responsável por bancar a segunda parte do estudo de viabilidade.

O encontrou reuniu inúmeras autoridades locais, regionais e Estadual.

print