Tenente Portela tem quarta morte por dengue confirmada

O município de Tenente Portela registrou a quarta morte por dengue em 2024 nesta quarta-feira, 13. Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a vítima é uma mulher indígena e gestante de 39 anos, com comorbidades. Ela morreu em 8 de março.

Com 14,5 mil habitantes, Tenente Portela é a cidade com mais mortes por dengue no RS e a segunda com mais casos confirmados da doença. São 2.018 nesta quarta-feira, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Até o momento, o município apresenta circulação do DENV1, o vírus mais “comum” da dengue, que começou a circular no Brasil em 1986.

Essa é a 21ª morte por dengue no RS só neste ano. No estado, são 18.837 casos confirmados da doença e cerca de 11,4 mil em investigação. A grande maioria dos casos são autóctones, o que significa que a contaminação aconteceu dentro do território gaúcho. Por causa do avanço da doença, o governo do RS decretou situação de emergência, na terça, 12.

Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta (39°C a 40°C), dor atrás dos olhos, na cabeça e articulações, náusea, diarreia e manchas vermelhas no corpo.

print