Uma ofensiva da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria desarticulou uma quadrilha especializada em furto de caminhões. Deflagrada nesta quinta-feira, a Operação Truck somou 300 agentes em diligências nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, além de Londrina, Rolândia e Ibiporã, no Paraná. Foram presas 18 pessoas.
Conforme o delegado André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, a investigação teve início em outubro de 2023. Foi apurado que o grupo criminoso era responsável por adulteração de componentes automotores, receptação, extorsões, estelionato e lavagem de capitais.
“Eles furtavam os caminhões e revendiam as peças. Também constatamos extorsões contra as vítimas. Isso porque os criminosos exigiam valores das vítimas para devolver os veículos, o que não ocorria”, disse André Diefenbach.
Um dos presos na ação é apontado como uma das lideranças do bando, tendo atuação de destaque na tomada de decisão da organização criminosa. Ele e os irmãos, também detidos, somam antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo, posse de arma de fogo, furto e receptação.