Polícia gaúcha prende 18 suspeitos de integrar quadrilha de furto de caminhões

Uma ofensiva da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria desarticulou uma quadrilha especializada em furto de caminhões. Deflagrada nesta quinta-feira, a Operação Truck somou 300 agentes em diligências nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, além de Londrina, Rolândia e Ibiporã, no Paraná. Foram presas 18 pessoas.

Conforme o delegado André Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, a investigação teve início em outubro de 2023. Foi apurado que o grupo criminoso era responsável por adulteração de componentes automotores, receptação, extorsões, estelionato e lavagem de capitais.

“Eles furtavam os caminhões e revendiam as peças. Também constatamos extorsões contra as vítimas. Isso porque os criminosos exigiam valores das vítimas para devolver os veículos, o que não ocorria”, disse André Diefenbach.

Um dos presos na ação é apontado como uma das lideranças do bando, tendo atuação de destaque na tomada de decisão da organização criminosa. Ele e os irmãos, também detidos, somam antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo, posse de arma de fogo, furto e receptação.

print