Gustavo Quinteros não é mais técnico do Grêmio. Ele não resistiu à goleada sofrida para o Mirassol nesta quarta-feira e deixa o clube.
Contratado no final do ano passado, Quinteros não conseguiu implementar o seu trabalho na Arena. Desde o início, o comandante sofreu críticas pelo fraco desempenho da equipe, principalmente em classificações contra São Raimundo-RR e Athletic-MG nos pênaltis, pela Copa do Brasil.
A pressão aumentou com a perda do título gaúcho para o Inter, quando o Tricolor foi dominado pelo rival dentro da Arena e não conseguiu esboçar reação no confronto de volta, no Beira-Rio. Mesmo com duas semanas para treinar antes do início do Brasileirão, Quinteros não conseguiu melhorar o desempenho do time e viu as atuações seguirem abaixo do esperado.
O técnico ainda conseguiu um fôlego com três vitórias em quatro jogos, sendo dois triunfos na Copa Sul-Americana: contra Sportivo Luqueño e Atlético Grau. Além desses, a estreia do Brasileirão diante do Atlético-MG terminou com os três pontos para o Tricolor. Apesar dos resultados, o trabalho do treinador não deixou de ser questionado por conta do baixo desempenho da equipe.
Depois da vitória contra o Grau, Quinteros disse não entender o “drama” diante dos resultados e defendeu seu trabalho até aquele momento. “Ganhamos um de dois jogos no Brasileirão. Se ganharmos o próximo jogo, poderemos ser primeiro. Ganhamos os dois jogos na Sul-Americana. Estamos bem na Copa do Brasil. Não entendo qual é o drama que fazem. Não falta trabalho, creio que vamos melhorar”, disparou.
As derrotas contra o Ceará e Flamengo, pelo Brasileirão agravaram ainda mais a situação do treinador que entrou na semana Gre-Nal com o cargo ameaçado. Depois do revés, a torcida organizada Geral do Grêmio publicou uma nota pedindo sua demissão.
A gota d’água aconteceu no pesado 4 a 1 sofrido para o Mirassol. Com isso, foi colocado um ponto final na relação do treinador com o Grêmio. Ao longo de três meses, foram nove vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 56,14% de aproveitamento em 20 partidas.