Ponte entre Ronda Alta e Campinas do Sul entra na fase final de construção

Após décadas de espera, a ponte sobre o alagado do Rio Passo Fundo ligando Ronda Alta e Campinas do Sul está prestes a ser concluída — uma obra que simboliza não só desenvolvimento, mas também superação de antigos entraves.

Início e contexto

A ideia da ponte já existe há mais de 50 anos, desde que a barragem do Rio Passo Fundo foi construída (no fim da década de 1960), o que deixou as populações das duas margens isoladas, dependendo de balsa para a travessia.

Depois de anos de mobilização local, em 2019 foi anunciado empenho de recursos federais, com garantia de aproximadamente R$ 9 milhões por parte do deputado Darcísio Perondi, para tirar o projeto do papel.

Em dezembro de 2022, começaram efetivamente as obras da ponte entre Campinas do Sul e Ronda Alta. Especificamente, no dia 5 de dezembro de 2022, ocorreu movimentação inicial para dar início ao canteiro de obras, cem dias após a assinatura do contrato. A previsão original era de que a ponte ficaria pronta em 25 de janeiro de 2024.

Situação atual

  • A cabeceira do lado de Campinas do Sul já foi finalizada.
  • A do lado de Ronda Alta está em processo de finalização.
  • A próxima etapa inclui a reparação e asfaltamento não só da superfície da ponte, mas também de 300 metros de pavimentação de cabeceira para cada lado.

Previsão de conclusão

Embora a previsão original tenha sido para janeiro de 2024, houve adiamentos e retomadas (inclusive de produção de vigas etc.). Atualmente, a expectativa é de que a obra seja totalmente entregue ainda neste ano.

 

Por: Máxima FM
print