Moraes ordena abertura de inquérito contra Flávio Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou nesta quarta-feira a abertura de um inquérito contra o senador Flávio Bolsonaro (PL). Segundo informações da rede de notícias CNN, o motivo seria uma suposta calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Federal (PF) menciona uma publicação de Flávio nas redes sociais, que associa Lula a uma imagem do ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro sendo preso e seguida do seguinte texto: “Lula será delatado. É o fim do foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas…”

A abertura do inquérito foi solicitada pelo Ministério da Justiça e teve o aval da Procuradoria-Geral da República, que considerou que a publicação “atribui falsamente, de maneira pública e vexatória, fatos delituosos ao Presidente da República”. A Polícia Federal terá 60 dias para realizar as diligências iniciais.

Flávio Bolsonaro declarou em comunicado que não cederá “a intimidações ou ao uso do aparato policial e judiciário para silenciar a oposição”.

“O governo Lula deve explicações sobre suas relações com a ditadura venezuelana, e nenhuma pressão impedirá nosso dever constitucional de fiscalizar e defender as liberdades fundamentais dos brasileiros”, acrescentou.

No último domingo, Flávio Bolsonaro usou imagens do governo de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para criticar o governo Lula em seu perfil do X. A publicação causou reação de integrantes do governo.

No vídeo, Flávio cita o endividamento das famílias e define a situação como uma “crise grave”. “Isso significa comer menos, significa panela vazia. E quase 20% desses brasileiros não estão conseguindo pagar nem a conta de água”, afirma, enquanto a imagem de fundo mostra cenas de 2021, em que pessoas recolhem alimentos em um caminhão de lixo em Fortaleza (CE).

Na época, em meio à pandemia de covid-19, o material foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo em reportagem sobre o avanço da fome no País.

print