Erechim: Comil anuncia demissão de 850 funcionários

No final da manhã desta quinta-feira (1), a empresa Comil emitiu um comunicado informando da sua situação e declarando que não tem condições para manter o número atual de funcionários, oficializando a reestruturação. Ao todo 850 funcionários foram demitidos.
Durante a manhã, alguns empregados que haviam retornado as atividades, foram avisados de suas demissões. Na próxima semana a Comil iniciará um trabalho de suporte na recolocação para todos aqueles que desejarem.

Comunicado
A Comil Ônibus informa que, a partir de hoje, 1º de setembro, inicia o processo de adequação de sua estrutura e consequente redução do quadro de funcionários de modo a ajustar suas atividades à nova realidade de mercado. Tal medida é resultado da grave crise que o Brasil está enfrentando, com grande impacto no mercado de ônibus, que teve uma queda de mais de 60% nos últimos três anos.
Outros fatores estão impactando de forma relevante as atividades: forte inflação de matéria prima; restrição de linhas de crédito para os clientes; a valorização do real frente ao dólar neste ano, impactando diretamente na competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. Somados a esta conjuntura econômica, há ainda os veículos do Programa “Crack é Possível Vencer”, equipados com alta tecnologia para o monitoramento avançado, que já foram entregues, mas o Governo Federal ainda discute o pagamento.
Desde que a crise se intensificou, a partir de 2014, a empresa adotou diversas medidas para se ajustar ao mercado buscando a manutenção do maior número de empregos: readequou sua estrutura, promoveu redução de custos, buscou eficiência na produção e na gestão, concentrou toda a produção na unidade de Erechim, internalizou a fabricação de peças e componentes e atualizou sua linha de produtos rodoviários. Infelizmente, estas ações não foram suficientes.
A empresa lamenta se somar a outras empresas que, diante deste cenário, também realizaram demissões, mas como não há condições de se manter o atual efetivo de pessoal, oficializou a reestruturação. Já na próxima semana, a empresa iniciará um trabalho de suporte na recolocação para todos aqueles que desejarem.
Há mais de 30 anos no mercado, a Comil reforça seu compromisso com seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros também neste momento em que busca se reestruturar para enfrentar essa nova realidade.

print