Horário de verão inicia dia 16 de outubro

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A edição 2016 do Horário Brasileiro de Verão passa a valer em 16 de outubro. Ocorrido pela primeira vez entre os anos de 1931 e 1932, a alteração no horário visa economia de energia nos horários de maior pico nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Na década de 30, o horário de verão foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas. A versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Depois de 18 anos sem sua instituição, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, entre os anos de 1985 e 1986. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
À meia noite do dia 16, moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. No dia 19 de fevereiro de 2017, também a meia noite, a população deve atrasar os relógios em uma hora.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional.
Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

print