Nonoai: CRAS inicia confecção da Identidade Jovem

A ID Jovem é um documento de identificação pessoal para jovens de 15 a 29 anos. De posse deste documento que será digital, o cidadão poderá ter acesso a vários eventos pagando somente o valor referente à metade do evento. Em Nonoai, o cadastro dos jovens está sendo realizado junto ao CRAS Professora Mariazinha Machado Muller, na Rua Rocha Loures, no centro de Nonoai. O CRAS realizará a impressão e a plastificação gratuitamente do documento para os jovens nonoaienses.

Os jovens poderão acessar diretamento o aplicativo ou o site do programa do Governo Federal através do celular mas, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico e o beneficiado tenha o seu NIS – Número de Identificação Social.

O documento dos jovens será virtual e controlado pela Caixa Econômica Federal, que ficará responsável também em desenvolver a página da web e aplicativo que permitirão aos jovens o acesso às informações sobre o benefício, além de consulta, alteração e emissão de segunda via do documento, tudo através do celular.

A Identidade Jovem é um novo benefício criado pelo Governo Federal, com o intuito de auxiliar jovens a ter acessos a eventos culturais, transporte interestadual, e outros eventos, pagando somente meia entrada. O benefício será concedido através de um documento de identificação virtual pessoal e será destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade. Confira abaixo todos os detalhes sobre o benefício, como fazer, como funciona e onde poderá ser utilizada a ID Jovem.

 

Como Funciona a ID Jovem?

A ID Jovem é um documento de identificação pessoal para jovens de 15 a 29 anos. De posse deste documento que será digital, o cidadão poderá ter acesso a vários eventos pagando somente o valor referente a metade do evento.

O documento dos jovens será virtual e controlado pela Caixa Econômica Federal, que ficará responsável também em desenvolver a página da web e aplicativo que permitirão aos jovens o acesso às informações sobre o benefício, além de consulta, alteração e emissão de segunda via do documento, tudo através do celular.

Quem Tem direito a Identidade Jovem?

Para ter direito ao documento da ID Jovem, além de compra idade entre 15 a 29 anos, é obrigatório que o cidadão comprove também renda familiar de até dois salários mínimos. Para que tenha direito a identidade, é obrigatório também estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um sistema que controla o cadastro dos dados de cidadãos de baixas rendas no Brasil.  É necessário estar com dados atualizados no sistema nos últimos 24 meses.

Aqueles que ainda não possuem cadastro, devem se dirigir até o CRAS de seu município, levando os documentos pessoais de titular e dos dependentes da família.

Através da análise dos dados do sistema, o Governo poderá identificar quais são as famílias que tem direito a benefícios sociais, como Bolsa Família, Salário Família e agora também o Identidade Jovem.

Onde poderá ser usada a ID?

A carteira de identificação para jovens no Brasil poderá ser usada para acesso de meia entrada em eventos artístico-culturais, como shows, teatros, eventos esportivos, como jogos de futebol, além de passagens para transporte interestadual gratuito ou com custo reduzido. Em relação as viagens, só poderão ser feitas para cidades fora do estado, em ônibus de classe econômica, trem ou transportes aquaviários. Serão duas vagas 100% gratuitas para viagens e outrsa duas com desconto de 50%.

 

Como fazer a Identidade?

A emissão documento de identidade do jovem de baixa renda se dará de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones com sistema Android, IOs e Windows Phone, a ser desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a identidade será utilizado o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão. Confira aqui mais detalhes de como fazer a sua. O aplicativo irá gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades informados acima e, que estão de acordo com as regras do programa. Através do site da Caixa também será possível emitir o documento do jovem. O documento também poderá ser emitido através de imagem, de forma a auxiliar àqueles que não possuem celulares com função de instalação de aplicativos.

Credenciamento da ID Jovem

Será a Caixa Econômica Federal a responsável em fiscalizar todo o sistema de credenciamento e cadastro do Projeto Identidade Jovem. Através do aplicativo para smartphones, a empresa poderá controlar o acesso aos jovens que tem direito ao benefício e também aos estabelecimentos comerciais que darão acesso a meia entrada.

print