Prefeitos de todo Estado são esperados para o 38º Congresso de Municípios realizado pela Famurs

A Famurs realizará nos dias 4 e 5 de julho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101 – Centro Histórico, Porto Alegre), o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O evento, com o tema “O nosso trabalho muda a vida das pessoas”, também marcará a posse da nova diretoria na gestão 2018/2019.

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, ressalta que a edição deste ano abordará as principais temáticas que norteiam o municipalismo. “Historicamente defendemos mais autonomia aos municípios, além de uma fatia maior de recursos do bolo tributário para as prefeituras, para que tenhamos condições efetivas de oferecer serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos”, afirma Salmo. As inscrições para participar do evento, que tem o patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, do BRDE, da Ávato e o apoio do Detran e da CNM, poderão ser feitas no local.

A solenidade de abertura acontecerá na quarta-feira (4/7), a partir das 9h30, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Às 14h, o presidente Salmo apresentará as conquistas e os desafios da Famurs no movimento municipalista. A temática também será abordada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, que irá explanar às 16h. Já às 17h30, o filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé, que é autor das conhecidas obras O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia e Marketing Existencial, fará uma palestra motivacional. Um jantar de confraternização será oferecido aos prefeitos às 20h, na Churrascaria Galpão Crioulo (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre).

No segundo dia de atividades, na quinta-feira (5/7), às 9h30, ocorrerá o painel do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, idealizado pela primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira. O painel terá a participação especial do poeta de literatura de cordel, Bráulio Bessa Uchoa. Ainda pela manhã, às 11h, será feita a entrega do 2º Prêmio Boas Práticas, que recebeu inscrições de 191 iniciativas de gestão pública, em nove áreas, contemplando 129 municípios gaúchos. À tarde, a partir das 14h, será realizado o painel com os pré-candidatos ao governo do Estado.

O ato que encerra o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul será a solenidade de posse da nova diretoria, às 16h. O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, assumirá como presidente da Famurs e ficará no comando da entidade até julho de 2019. A diretoria será composta ainda pelo prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti (1º vice-presidente); prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge (2º vice-presidente); prefeito de Cacique Double, Edivan Firtuna (3º vice-presidente); prefeito de Tapes, Silvio Luis da Silva Rafaeli (1º secretário); prefeito de Butiá, Daniel Pereira Almeida (2º secretário); prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (1º tesoureiro); e prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho (2º tesoureiro). Simultaneamente à realização do Congresso, acontece o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus – Porto Alegre).

 

Fonte: Adriana Davoglio, Assessoria de Comunicação Famurs

print