Passo Fundo: Hospital São Vicente suspende consultas na emergência

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O Hospital São Vicente de Paulo emitiu uma nota, nesta segunda-feira (dia 15/10), informando a suspensão de todas as consultas médicas, exceto urgências e emergências.

A nota destacou que, “por medida de segurança dos pacientes e da boa prática médica, a Direção Técnica e os médicos plantonistas da emergência suspendem o atendimento de consultas neste setor, por prazo indeterminado. Enfatiza-se que permanecerá o atendimento para os casos de urgências e emergências médicas, como acidentes de trânsito, infartos, politraumas, acidente vascular cerebral, entre outras.

Diante do quadro, o HSVP comunicou a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo, a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério Público Estadual e a Direção do Fórum. A orientação é para que a população procure o CAIS, o Hospital Municipal e o Hospital da Cidade. Para os municípios da região, através da 6ª Coordenadoria de Saúde, orienta-se para que encaminhem seus pacientes a outros serviços”.

Após a divulgação da nota do Hospital São Vicente, o vereador Saul Spinelli reafirmou a necessidade de uma mobilização urgente, pois a doença não espera ninguém. O vereador questionou para onde as mães vão levar seus filhos fora de hora, nos finais de semana ou quando a doença chega.

Para Saul é preciso que o município dê a resposta de onde estará essa alternativa e alertou que provavelmente o Hospital da Cidade, que também sofre com a falta de recursos, vai seguir o São Vicente e suspender as consultas na emergência. Lembrou, no entanto, que a decisão de fechamento do atendimento não pode ser unilateral, pois, embora insuficientes, os hospitais recebem recursos do SUS para atender casos complexos e também as consultas.

Em medida de urgência, uma reunião está marcada para esta terça-feira (16), às 8h30, no Hospital São Vicente de Paulo, onde os vereadores e o município devem sentar e discutir a possibilidade de uma alternativa e do que depende isso.

 

Fonte: Uirapuru

print