Nonoai: Inicia nesta quarta-feira a Campanha de Vacinação contra a gripe

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A campanha Nacional de Vacinação começa nesta quarta-feira, dia 10. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias, em relação aos anos anteriores.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre seis meses e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A Unidade Básica de Saúde Central e do Bairro Operário estarão disponibilizando as doses da vacina no período normal de atendimento, ou seja, das 7h às 11h3min e das 13h às 17h. A Secretária Gercy Caresia Schio indica que os pais levem a Carteira de Vacinação para atualização. O Dia “D” da vacina com o tradicional roteiro pelo interior está marcado para o dia 04 de maio.

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.1,8

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.

Apenas este ano já foram confirmados 69 casos de influenza e 17 óbitos no Amazonas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

print