Nonoai: Instituído o Dia Municipal do Lions e do Leo Clube

A Vereadora Rosa Maria Nunes Faria Barbiero, integrante da Bancada do Movimento Democrático Brasileiro – MDB – de Nonoai, é a autora do PROJETO DE LEI que instituí o dia 25 de Junho como dia Municipal do Lions Clube  e dia 06 de junho Dia Municipal do Leo Clube. Este projeto tramitou na Câmara Municipal de Nonoai, onde foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e promulgada pelo Poder Executivo Municipal de Nonoai, através do Prefeito Municipal Edilson Pompeu da Silva. As datas instituídas pela presente Lei integrarão o calendário oficial de datas comemorativas do Município.

A Associação Internacional de LIONS Clubes tem por princípio servir e promover atividades voltadas ao engrandecimento da sociedade e à valorização do ser humano. No Brasil, a fundação do primeiro LIONS Clube ocorreu na data de 16 de abril de 1952, no Rio de Janeiro. Em 25 de junho do ano de 1985 houve a fundação do LIONS Clube em Nonoai e, desde então, tornou-se evidente a significativa contribuição de seus membros em meio à comunidade, razão pela qual se considera meritório instituir tal data comemorativa no Município.

Movidos pela generosidade, com o intuito de servir à comunidade e auxiliar no atendimento das necessidades humanas, os voluntários se unem para doar tempo e trabalho em prol da sociedade. Assim, o voluntariado dos Leões – que hoje, em todo o mundo, são 1,4 milhão – atinge mais de 200 países, num total de 47.000 clubes.

Uma das principais ações da Fundação de Lions Clubes International (LCIF) é o trabalho para melhorar a vida dos portadores de deficiências visuais e prevenir a cegueira evitável. A LCIF oferece iniciativas, programas e subsídios exclusivos e impactantes.

Os LEO Clubes, por sua vez, promovem atividades de serviços dentre os jovens da comunidade, o que serve para desenvolver as qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade, assim como unir os sócios em laços de amizade e companheirismo.

Assim como os LIONS Clubes, os LEO Clubes servem à comunidade em que estão inseridos. A fundação do primeiro LEO Clube se deu em 1957, nos Estados Unidos. Em Nonoai, a fundação do LEO Clube se deu em 06 de junho de 1996, razão pela qual se objetiva instituir tal data comemorativa, dada a relevante contribuição que o grupo de serviço voluntário juvenil presta, movido pela solidariedade e pela atuação humanitária na comunidade.

 

Fonte: Gabriela Mattes Brustolin

Assessoria da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai

print