Nonoai: Focos do mosquito da dengue são reduzidos a 4,02%. Bióloga alerta para possível epidemia caso comunidade não mantenha controle

As agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai com apoio de servidores da 11ª Coordenadoria de Saúde realizaram, entre os dias cinco e nove de agosto, o segundo Levantamento do Índice Rápido do Mosquito Aedes Aegypti, referente ao ano de 2019.

De acordo com a Bióloga da Secretaria de Saúde, Jussara Chente, 50% das residências do município foram visitadas pelas agentes de endemias. Em maio, quando foi realizado o primeiro Levantamento, o município estava com o índice acima de 16%, neste último, o índice foi reduzido a 4,02%. “A redução do índice se dá em razão de vários fatores como o período de inverno e a união de esforços entre a comunidade e o poder público. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse a bióloga.

Um novo levantamento de índice será realizado no final do mês de outubro e início de novembro.

O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

print