Nonoai: Caminhada pela Vida alerta para a necessidade da prevenção ao comportamento suicida

A sociedade civil organizada do município de Nonoai se uniu com o poder Público Municipal, na tarde desta sexta-feira, (dia 13/09) para promover uma ação preventiva ao comportamento suicida. As atividades iniciaram com uma caminhada pelas ruas centrais do município. Com faixas carregando palavras de ordem, “Pense, fale, escute não de ponto um final a sua vida, escolha continuar”, servidores públicos, inclusive secretários e o Prefeito Edilson Pompeu da Silva, e a comunidade evangélica, despertou a importância de falar sobre o suicídio e a depressão nas rodas de conversa com a família e amigos. Além da caminhada, foram montadas barracas na praça Getúlio Vargas para a prestação de serviços e atendimento a comunidade. E a banda da Casa de Oração do Pastor Clênio animou os participantes com louvores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No município de Nonoai, no ano de 2018, foram registrados nove casos de suicídio, e neste ano, foram quatro casos entre os meses de janeiro e agosto.

No Brasil, desde 2015, a prevenção ao suicídio tomou conta de todo o mês de setembro por meio da campanha ‘Setembro Amarelo’, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O suicídio é considerado uma questão de saúde pública e uma das metas para sua redução foi lançada pela OMS, que propõe o desafio de diminuir em 10% esses óbitos até o ano de 2020.

print