A trágica morte de menino ciclista cuja foto às lagrimas rodou o mundo

O sonho de ser um grande ciclista terminou de maneira trágica para Julián Esteban Gómez.

O rosto do garoto colombiano rodou o mundo em 2019, quando ele chorou de emoção ao ver Egan Bernal se tornar o primeiro colombiano a vencer o Tour de France, uma competição de ciclismo realizada na França.

Enquanto treinava com o tio no domingo (18), um caminhão de grande porte atropelou o adolescente, que estava com 13 anos, em uma estrada no norte de Bogotá, na Colômbia.

O que aconteceu?

O tio de Gómez, Guillermo Caicedo, explicou à mídia colombiana que ele e o sobrinho estavam treinando em suas bicicletas quando ocorreu o acidente no departamento de Cundinamarca, ao norte de Bogotá.

Eles estavam rodando por uma estrada entre os municípios de Zipaquirá e Cajicá, e aparentemente um caminhão os seguia.

“O motorista era uma pessoa intolerante. (Estava) nos perseguindo com a buzina, se aproximando demais de nós, de tal forma que o menino ficou muito mais nervoso do que eu”, explicou Caicedo ao jornal El Tiempo.

Ao ver o ocorrido, o motorista — cuja identidade não foi divulgada — saiu do veículo e os repreendeu por dirigirem na estrada, em vez da ciclovia localizada na beira da estrada.

Caicedo explicou à imprensa que Julián era “um ciclista de alto rendimento”, por isso nos treinos tinha que circular a velocidades mais altas, que não poderiam ser alcançadas em ciclovias.

Temos que usar as estradas e sobre os motoristas… há muitos que ficam bravos ao ver os ciclistas e deixam o carro a 50 centímetros de uma bicicleta. Todos os dias corremos perigo andando de bicicleta”.

O motorista do caminhão foi detido por uma possível acusação de homicídio culposo, mas foi solto enquanto as investigações continuam.

‘Ele tinha o sonho de ser um grande esportista’

Caicedo disse que ele e o sobrinho se tornaram amigos muito próximos por meio do ciclismo.

“Queria que ele realizasse seus sonhos. Ele me perguntava coisas sobre o ciclismo, eu o ensinava. Nos divertimos muito. Assim estávamos ontem, quando ocorreu o acidente”, disse.

No município natal de Egan Bernal, Zipaquirá, os artistas Emerson Cáceres “Cacerolo” e Luis Carlos Cifuentes pintaram um mural em 2019 após a vitória do ciclista colombiano. O pequeno Julián Esteban Gómez aparece ao lado, chorando de alegria.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, também lamentou a morte do garoto. “Acompanhamos os seus familiares em oração e enviamos uma mensagem de solidariedade”, escreveu em seu Twitter.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Restaurante Recreativo