Sicredi apresenta projeto Aceleração Regional ao Poder Público de Nonoai

A Sicredi Região da Produção realizou na última semana uma visita à Administração Municipal de Nonoai, na qual apresentou o projeto Aceleração Regional – desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, e que passará a contar também com o apoio dos municípios abrangidos, a partir desta etapa.
O projeto tem como propósito estimular discussões com lideranças locais acerca dos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na região, a fim de traçar estratégias de desenvolvimento coletivo, locais e regionais.
Participaram do encontro a prefeita Adriane Perin de Oliveira, o gerente do Sicredi agência de Nonoai, Carlos Nei Casal, os professores da UFSM, Prof. Dr. Claudio Eduardo Ramos Camfiel e Prof. Dr. Nilson Luiz Costa, o Presidente da CDL, Vandoir Rodrigues – que também representou o presidente da Acisa –, o Conselheiro do Sicredi, Luiz Agostini, e os servidores municipais, Paulo da Rosa e Nilmar Soares.

Diagnóstico e construção de estratégias

A primeira etapa do projeto consistiu na realização de uma pesquisa científica, que resultou em um completo diagnóstico econômico, social e ambiental do município e, consequentemente, em um banco de dados riquíssimo para a execução das fases consecutivas. Após esta apresentação do diagnóstico à Administração Municipal, lideranças da sociedade, dos setores público e privado, serão reunidas para a construção de estratégias práticas para a aceleração do desenvolvimento, observando as particularidades e potenciais locais, nos diversos setores.

Compromisso com o desenvolvimento local e regional

Para o gerente da agência de Nonoai, Carlos Nei Casal, este é mais um investimento da Cooperativa que reforça seu compromisso e preocupação com os municípios onde atua. “Com base nesse levantamento de dados reais e concretos, o grupo de trabalho que será constituído, juntamente com representantes do Sicredi e da UFSM, vai poder fazer conexões, discutir, refletir e, a partir disso, definir estratégias para que o município se desenvolva ainda
mais, levando em conta os potenciais já existentes, de forma interconectada à nível regional, a médio e longo prazo”, explicou.
De acordo com a prefeita Adriane, o município está trabalhando nesta linha de crescimento, de pensar em ações com a participação de parceiros da iniciativa privada para executar projetos que beneficiem o máximo de pessoas possíveis. Nesse sentido o Projeto de Aceleração Regional vem muito ao encontro dos objetivos da Administração, destacou

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Restaurante Recreativo