Governo gaúcho anuncia novo comandante-geral da Brigada Militar

O governo gaúcho anunciou, nesta segunda-feira (7), que o atual subcomandante-geral da BM (Brigada Militar), coronel Claudio dos Santos Feoli, irá assumir o posto máximo da corporação, em substituição ao coronel Vanius Cesar Santarosa, que vai para a reserva neste mês.

No lugar de Feoli, o coronel Douglas da Rosa Soares, que atualmente chefia o CRPO-VRS (Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos), assumirá como subcomandante-geral. O anúncio foi confirmado durante visita dos oficiais ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. A oficialização da troca será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Nas mais de três décadas como brigadiano, passou 15 anos ligado ao Batalhão de Aviação da BM. Obteve habilitação de piloto privado e comercial de avião (1998 e 2000) e helicóptero (2003 e 2004), se tornou instrutor de ambos os tipos de aeronave e examinador credenciado (2012) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Com habilitação para 10 tipos de avião, seis tipos de helicóptero e 6 mil horas de voo, além de habilitação de piloto de linha aérea (2017), chefiou o Centro de Formação Aeropolicial da BM em Capão da Canoa, entre 2013 e 2016. No ano seguinte, promovido a tenente-coronel, assumiu a chefia do Estado-Maior do CRPO-VRS. Em 2019, passou ao posto de chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, que naquele ano teve Porto Alegre como uma das sedes dos jogos.

Promovido a coronel, assumiu a direção do Departamento de Informática da BM e, em novembro de 2019, chegou ao posto de subcomandante-geral, no qual permaneceu até 1º de abril de 2021, quando assumiu o mais alto cargo da corporação. Além da extensa carreira, Santarosa tem especialização em helicópteros AgustaWesteland (modelo Koala MKII – AW-119Kx), realizada na Pensilvânia, EUA, em 2014, e especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública, concluída em 2017.

Natural de Bento Gonçalves, o coronel Santarosa tem 53 anos e ingressou na carreira de oficiais da BM em fevereiro de 1987. No dia 19 de fevereiro, completa 35 anos de serviço ativo, limite para a passagem compulsória para a reserva remunerada. Foi pela carreira na BM que Santarosa realizou o sonho de se tornar piloto de avião.

print