Nonoai: Escola Maria Dulcina completa 92 anos

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
A Escola Maria Dulcina de Nonoai, completa nesta segunda-feira 14, 92 anos de historia.  Tudo começou em quatorze de março de 1930. Foi pela luta persistente, pela liderança e perseverança da Professora Maria Dulcina, que o Governador à época, Osvaldo Aranha decidiu criar o Grupo Escolar de Nonohay. Nonohay era o 4º Distrito de Passo Fundo e ainda não tínhamos nenhuma escola pública. O Ginásio Estadual só seria criado em 1962. Em 1971 o Grupo Escolar da Sede, como era conhecido, foi denominado Grupo Escolar Maria Dulcina em homenagem aquela que lutou primeiro pela sua fundação. Da fusão do ginásio Estadual com o Grupo Escolar de Nonoai em 1978, nascia então a Escola Estadual de 1º Grau Maria Dulcina no local onde hoje ela se encontra.
Em 1988 conquistou o 2º Grau. E, a partir de 2000 passou a se denominar oficialmente Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dulcina. Com mais de mil estudantes continua sendo uma das maiores e mais bem estruturadas Instituições de ensino da 7ª CRE- Passo Fundo. Ao longo dos seus 92 anos de existência, centenas de professores e funcionários contribuíram com a construção e consolidação da sua história e milhares de estudantes nela estudaram. São inúmeras as transformações ocorridas no ensino e mesmo da sua estrutura ao longo de várias gerações. Todavia, o maior de todos os desafios que permanece ao longo do tempo é de que podemos e precisamos não só manter as suas estruturas, como acima de tudo construir uma escola que oferte educação pública, de qualidade social e inclusiva para todos.
Além de contribuir com a instrução pública, com a alfabetização do maior número de jovens do seu tempo e geração, certamente o maior desejo da Profª Maria Dulcina era construir aqui uma escola pública de qualidade social e inclusiva para todos. Ela nos deixou em 1937, mas a sua luta precisa continuar.
Viva a Escola Maria Dulcina. Parabéns pelo seu aniversário de 92 anos de existência.
print